Por: Ricardo Couto
O perfil no twitter @chartnews, que mostra os resultados das bandas e artistas nas paradas dos Estados Unidos, twittou esta semana que o rapper Macklemore, junto a Ryan Lewis, atingiram platina séptupla com o single Thrift Shop.
Explicando melhor o que isso significa, o single vendeu mais de 7 milhões de cópias, o que o coloca em sexto lugar geral no ranking de singles mais vendidos na era digital da história dos Estados Unidos. O primeiro lugar ainda pertence a Black Eyed Peas com I Gotta Feeling, que vendeu um pouco mais de 8 milhões, seguido de Adele com Rolling in the Deep com quase a mesma quantidade de vendas.
O interessante no sucesso de Macklemore, é que não é clipes como este de Drake com Eminem e Kanye West (http://www.youtube.com/watch?v=eDuRoPIOBjE) em que se canta sobre como é bom ser rico e comprar roupas caras, beber bebidas chiques, andar em carros de luxo e jogar poker online com celebridades – que nem é real, como se pode ver em sites de poker online as mesas são aleatórias!-ou ainda como este clipe do gênio Notorious B.I.G., http://www.youtube.com/watch?v=glEiPXAYE-U em que foi feita uma super produção só para ostentar.
Macklemore faz músicas sobre assuntos bastante diferentes do que estamos acostumados a ver. Thrift Shop fala sobre um cara que usa roupas do avô e vai em lojas de penhor procurar roupas usadas e baratas. Se tem uma coisa que o sucesso da música prova é que Macklemore acertou em cheio na letra inovadora.
Em outra música também bastante famosa Macklemore trata de um assunto bem delicado, o preconceito contra homossexuais. Em Same Love, ele canta “If I was gayI would think hip-hop hates me / Have you read the YouTube comments lately? / ‘Man that's gay’ Gets dropped on the daily” que pode ser traduzido como “Se eu fosse gay acharia que o mundo do hip hop me odeia / Você tem lido os comentários no YouTube ultimamente? / ‘Cara, que gay’ é dito diariamente”.
Outro fato que certamente ajudou Macklemore a ficar tão famoso e vender tanto está dentro deste trecho traduzido; o Youtube. O vídeo de Thrift Shop tem mais de 400 milhões de visualizações e é o 18° clipe mais visualizado do site, o que prova que hoje em dia a internet é uma ferramenta poderosíssima para quem quer divulgar seu trabalho.
Agora é ver se a galera brasileira também curtiu a ideia!
Agora é ver se a galera brasileira também curtiu a ideia!

